Pages

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Exercício da Paciência

Oi Galera! Tudo na Paz, maninhos? Espero que sim! :) Bom, o post de hoje é resultado de um período de reflexão que tenho feito durante a semana toda, e que modificou muito o meu jeito de agir e pensar em meio às mais variadas situações.
A respeito do tema da minha reflexão, posso dizer que tem a ver com atitudes que tomamos todos os dias, com equívocos nossos que acontecem sem que a gente perceba, de tão normal que isso já se tornou. Utilizo "nós" ao invés de "eu" porque tenho certeza que isso acontece não somente comigo, mas com muitas e muitas pessoas.
Tenho percebido o quanto tenho sido falha em alguns aspectos, especialmente em um, a paciência. Vivemos num mundo onde tudo tem se resumido a stress, onde tudo tem que ser pra ontem, onde ninguém tem calma pra nada. Nos lugares que frequentamos, até mesmo em nossa casa, o convívio tem sido extremamente difícil por simplesmente não haver compreensão entre as pessoas. As palavras são duras, a oposição de ideias tem causado um atrito pra lá de doloroso em muitos casos. Várias vezes já me peguei explodindo e falando o que não deveria por causa de um ataque de impaciência.  E o que isso tem gerado em mim? Consequências péssimas! Sabe, quando isso acontece, vem aquela dor no coração, aquela sensação de carregar um fardo pesado demais... E não vem dizer que isso é normal, porque ser assim não é normal! O mundo tem nos feito pensar que ser estressado e responder de forma grosseira é normal, acontece com todo mundo o tempo todo. Que ser impaciente é normal. Bom, esse conceito de normalidade pra mim não cai nada bem. Jesus nos ensinou a ser de outra maneira; Ele veio ao mundo e pregou a importância de ser paciente, de viver em mansidão, de viver o amor.
Fazer certas coisas e não ter o reconhecimento desejado, dói. Receber críticas o tempo todo a seu respeito, ainda que estas não mostrem verdadeiramente o que você tem sido, dói. Viver cercado de reclamações, dói. Verdade, tudo isso dói muito, machuca, nos faz mal. Mas isso se torna mais doloroso ainda quando você responde de forma errada a elas. Responde ao stress com mais stress, às palavras duras com outras mais duras ainda, quando deixa de fazer aquilo que é bom por simplesmente não ser reconhecido. Tome por base o MAIOR dos exemplos: o nosso Pai, que nos amou de tal maneira a ponto de entregar o Filho dEle em sacrifício por nossos erros (João 3.16), até hoje não recebeu o reconhecimento que Ele merece de muitas e muitas pessoas. Pessoas que são amadas por Ele incondicionalmente, mas que ainda assim relutam em não reconhecer isto. E por causa disso Ele deixou de amá-las? Deixou de nos amar?
Maninho(a), não é fácil, mas também não é impossível. Tenho aprendido isso diariamente, através de constantes provas que são apresentadas a mim.  No sábado passado, a minha pastora disse durante a pregação que quando pedimos muito ao Pai por algo, quando pedimos que Ele modifique em nós algo que nos incomoda, nós somos testados. Muito testados. Até porque esses testes são necessários, afinal, como vamos aprender a ser pacientes, por exemplo, se não temos a nossa paciência provada? Reconheço o quanto essas provações têm sido importantes pro aperfeiçoamento do meu caráter cristão. Sabe, quando elas aparecem é quase impossível conter o choro, o desânimo. Às vezes acho que não vou suportar, mas depois aprendo o quanto foi essencial pra mim ter passado por elas. Quando decidimos mudar, quando decidimos fazer diferente, somos capazes de mudar inclusive aqueles que estão ao nosso redor. Peço perdão ao Pai por todas as vezes que saí do sério e agi mal. Porque sei que não era aquilo que Ele queria que eu fizesse. Ontem, meu pastor pregou sobre a mensagem da Cruz. Sobre o quanto ela é necessária pra nossas vidas. O diabo nos faz perceber as coisas com uma visão simplista, humana demais. Mas quando decidimos olhar com os olhos do Pai, enxergamos as coisas de uma maneira diferente. Encontramos uma forma de solucionar os problemas sem que ninguém saia machucado. Quando decidimos olhar pra Cruz e lembrar do imenso sacrifício que Cristo suportou por nós, fica mais fácil entender a razão pela qual enfrentamos tudo isso.

"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;" - Mateus 16:24
É, querido(a), devemos tomar a nossa cruz se quisermos seguir a Cristo. Quando falo de cruz, não me refiro somente às dores, lutas, sofrimentos. Também não posso mentir a você dizendo que não passamos por nada disso. Enfrentamos sim, mas tomar sobre si a sua cruz está relacionado também a assumir nosso caráter cristão. A assumir que somos cristãos no nosso agir, falar, pensar. E isso vale também pra nossa paciência. A partir do momento em que decidimos viver com Cristo, somos crucificados com Ele (Gálatas 2:20).
Mas Ele nos dá força e a alegria da qual necessitamos pra seguir em frente! Como Deus é perfeito, né?!


Então maninhos, não posso afirmar que estou totalmente mudada, ainda cometo falhas que não deveria cometer. E muitas. Mas posso afirmar que estou em fase de aprendizado, e que cada dia tem sido especial pra mim, que a cada dia o Senhor tem me modificado um pouquinho e me ensinado a ser melhor. Aprendi que, mesmo que Ele conheça nosso coração muito mais do que nós mesmos, Jesus espera que conversemos com Ele. Que a gente se sinta à vontade pra se abrir com Ele e falar daquilo que nos incomoda, daquilo em que precisamos ser curados. E só a partir do momento em que eu decidi conversar verdadeiramente com Cristo, que eu decidi tirar mais tempo que aquele pequenininho antes de dormir pra conversar com Ele, quando decidi me derramar mesmo na presença dEle e pedir ajuda, pude sentir a diferença. Pude sentir que as coisas estavam melhorando.
E assim pode ser com você também, querido(a)!  Converse mais com o Pai, se dedique mais a Ele! O Amor do Pai é capaz de transformar tudo dentro de nós.

Que possamos gritar PARA O MUNDO OUVIR que a paciência deve ser um exercício diário, e, quando em falta, o Senhor te ajuda a recuperá-la! Porém, é preciso que você decida por isso. Amém?
Deus abençoe.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 Para o Mundo Ouvir!. Design by WPThemes Expert

Blogger Templates and RegistryBooster.